sexta-feira, 11 de março de 2011

8ª Série: Notação científica


Leia o texto com atenção e responda as questões:
VIAGEM PELO INTERIOR DO CORPO HUMANO.

Vivemos, comemos e respiramos dentro de um corpo humano, que é constituído de setenta e cinco por cento de água. Desde que nascemos essa máquina maravilhosa realiza coisas maravilhosas. Veja: babamos cento e quarenta e cinco litros (em média) de saliva antes de completarmos um ano.

Engatinhamos cento e cinqüenta quilômetros (em média) até completarmos dois anos de vida. Nos primeiros dez anos, aprendemos uma palavra nova a cada duas horas. Até os dez anos, nosso coração já bateu trezentos e setenta oito milhões de vezes.

Ninguém se vê livre de passar doze anos em frente à televisão, dois anos e meio ao telefone e beijando duas semanas sem parar.

Nossos cabelos crescerão novecentos e cinqüenta quilômetros (em média), sendo que mais de dois metros apenas pelo nariz e dezenove quilogramas ( em média), de pele morta são eliminados pela superfície do corpo.

Produzimos duzentos bilhões ( em media ) de glóbulos vermelhos a cada dia. Até os vinte e um anos respiramos o equivalente a três milhões e meio ( em média)de balões de ar.

Lagrimas, então, derramamos sessenta e cinco litros (em media) o que equivale a um milhão oitocentos e cinqüenta mil gotas (em media). Cada lágrima tem massa de trinta e cinco miligramas (em media) e é constituída de noventa e nove por cento de água e mais oitenta ingredientes, como açucares e antissépticos que correm por seis micro canais finos como um fio de cabelo.

Passamos oito anos de vida no trabalho. Vamos memorizar o nome de duas mil pessoas e apenas cento e cinqüenta chamaremos de amigos. No decorrer da vida sexual teremos mais ou menos duas mil e quinhentas relações, em media co cinco pessoas. Piscamos quatrocentos e quinze milhões ( em media) de vezes durante a vida, protegendo os olhos que distinguem mais de um milhão de cores diferentes.

Casando, teremos sessenta por cento de chance de dar certo no casamento. Na média criaremos dois filhos e cinco netos e quando crescerem só dois dos nossos dez bisnetos lembrarão nosso nome.

A média de vida dos brasileiros é de setenta anos. Nosso corpo é uma maquina resistente.

De vez em quando pare para ouvir seu corpo! É uma linda sinfonia.

Dr. Dráuzio Varela.

A) Quantos litros em media eliminamos de saliva antes de completarmos um ano?

B) Até um ano de vida engatinhamos cerca de quantos quilômetros? Transforme esse valor em M, CM. Faça a notação científica dos números.

C) Quantas gotas de lágrimas derramamos durante a vida? Faça a notação cientifica desse número.

D) Quantos glóbulos vermelhos o nosso corpo produz em média por dia? Faça a notação científica.

E) Quantos quilos de pele morta eliminamos durante a vida?Transforme essa medida em G e MG. Faça a notação científica desses números.

F) Faça a notação científica da(o):

· Quantidade de vezes que piscamos.

· Da quantidade de cores que nossos olhos vêem.

· Comprimento do nosso cabelo durante a vida.

· Quantidade de vezes que nosso coração bate até os dez anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário