terça-feira, 15 de março de 2011

Pi: um número muito intressante.



Pedi para os alunos da 8ª serie da escola Estadual Carlos Irigaray Filho fazerem uma pesquisa sobre o Pi.
A aluna Pâmela Rayssa Silva Soares me entregou a seguinte pesquisa:
O que é “Pi” ???
Pi e um número irracional, que não pode ser escrito como número finito ou repetindo decimais. O valor é aproximado a 3,1416.... Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.
Por definição, “Pi” é a razão entre a circunferência de um circulo e seu diâmetro: “Pi” será sempre o mesmo para qualquer circunferência não importando o tamanho.
Matematicamente escrevendo: Pi = C/d.
Os primeiros vestígios, encontram- se do Papiro de Rhind, aproximadamente em 1700 a.C..
Um pouco de história.
Os gregos antigos já sabiam que a razão entre a circunferência com o seu diâmetro resulta em uma constante, que chamamos de Pi. Já Apolônio diz- se obter um melhor valor para o Pi que é o que conhecemos 3,1416... Em 1873 o inglês Wilian Shanks calculou Pi com 707 algarismos exatos. Mas em 1947 descobriu –se que ele havia errado 570ª algarismo. Com o auxilio de uma pequena máquina manual, o valor do Pi foi então calculado com 808 algarismos decimais exatos. Depois vieram os computadores em 1967, na França, calculou-se Pi com 500.000 algarismos decimais exatos. Em 1984, n estados Unidos, com mais de dez milhões, mais precisamente 10.013.395 algarismos decimais exatos.
Os motivos que levam as pessoas a se esforçarem tanto para calcular o PI com centenas ou milhares de algarismos decimais seria o livro dos recordes “Guines Book”.

Um comentário:

  1. oi prof é o Rodrigo ,eu gostei do blog muito legal ,esplica bastante coisa ,as fotos ficaram boas ,e a matéria que vc passou é boua kkkk.!!!... bjs ,bjs.!!!

    ResponderExcluir